02/02/2011

As vantagens para as empresas que reduzem seus impactos ao meio ambiente

O Prêmio Época de Mudanças Climáticas vai mostrar boas ações que as empresas tomam para reduzir seus impactos ao meio ambiente. As principais categorias destacam o melhor inventário e a melhor estratégia para redução de emissão dos gases do efeito estufa. Boa parte da aitivdade industrial já trabalha para diminuir as suas emissões, que são boa parte do que é lançado na atmosfera. Mas não pense que só o ambiente ou você, consumidor, ganha com a redução. A indústria e empresas de serviço também são favorecidas, inclusive financeiramente, com suas políticas ambientais. Por que se preocupar com a atmosfera da Terra também pode ser bom para os negócios e para os consumidores?
As vantagens de divulgar um inventário de emissões

Melhor relação com o consumidor - A divulgação de um invetário traz transparência à relação com o consumidor, cada vez mais atento e exigente quanto às ações que estão por trás de um produto ou da empresa que o produz. Ciente das informações sobre impacto ao meio ambiente, o consumidor seleciona aquele produto que melhor lida com a questão. Leva isso em conta porque, para ele, comprar produtos responsáveis é uma de suas formas de contribuir para a preservação do meio ambiente.

Destaque entre a concorrência - Buscar transparência de suas ações significa buscar uma posição de liderança em um segmento. A apresentação dos processos e emissões torna os produtos ou serviços mais adequados e conquista mais clientes. Assim, a empresa se destaca por demonstrar preocupação com sua responsabilidade nas mudanças do clima. Também eleva o padrão da concorrência e do mercado como um todo. “Daqui a pouco a demanda será tão grande que vai ser prejudicial aquele que não abrir seus números”, afirma Marlúcio Borges, da consultoria Gestão Origami.

Conhecimento de seu produto - A empresa tem um melhor conhecimento e entendimento de seu produto e de como ele está inserido no mercado. Com a nova visão é possível buscar caminhos que ainda não se tinha pensado para políticas de baixo impacto. “O inventário é uma fotografia diferente da sua operação”, diz Enersto Cavasin, da Price. “Quando a empresa traz o seu inventário, ela entende melhor a sua operação do ponto de visto do carbono e, com isso, foca de forma mais assertiva os seus investimentos”. Além disso, para decidir uma nova tecnologia ou operação, já é necessário que se leve em conta a questão do carbono.

Acesso ao mercado internacional e investidores - Para empresas que queiram participar, por exemplo, do índice Bovespa ou do CDP (Carbon Disclosure Project), que são dois índices de sustentabilidade, o inventário divulgado é um passo a frente. O consumidor internacional também está atento. “Principalmente em um país de economia emergente, que quer exportar, isso está sendo valorizado cada vez mais internacionalmente”, afirma Rachel Bidermann, coordenadora adjunta do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (Gvces). Bancos regionais e internacionais, assim como investidores, procuram projetos para investimento verde e entendem que aquelas empresas que apostam em responsabilidade ambiental têm um menor fator de risco, por estarem envolvidas com questões éticas.

Vantagens de reduzir suas emissões
Eficiência energética - Reduzir as emissões significa evitar o uso de eletricidade e combustível. Com a economia, uma operação pode render mais e a empresa ainda tem uma economia financeira, pois deixa de gastar com algo que estava sendo desperdiçado. Empresas eficientes produzem com menor perda de materiais e energia, além de conseguirem ter o controle de suas reduções de custo. É uma das soluções mais rápidas e simples para diminuir os impactos. Pode implicar em ações pequenas, como troca de lâmpadas ou combustível de origem vegtal.

Reconhecimento de sua estratégica - Comparar as emissões entre uma empresa e outra é algo difícil de fazer, pois cada inventário incorpora diferentes tipos processos (que geram as emissões). Alguns incluem ações indiretas, como as de seus fornecedores. Mais do que estabelecer uma comparação, o consumidor está interessado em saber se haverá uma redução dos gases do efeito estufa lançados na atmosfera e como isso será feito. “Alguns autores e estudiosos de Reino Unido falam que o quanto de CO2 que é diminuido não é mais importante do que o modo como isso será feito”, diz Marlucio Borges.

Antecipação ao marco regulatório - Quando se dedica ao inventário e à redução de suas emissões, a empresa se antecipa a um conjunto de normas e diretrizes sobre emissão que deve se tornar obrigatória dentro de algum tempo. Se o governo passar a cobrar uma taxa baseada em emissões produzidas, as empresas que se anteciparam estarão preparadas. Correr atrás do cumprimento de uma nova lei é mais caro. E se um mercado de carbono for realidade no país, aquelas que já reduziram vão poder vender créditos de carbono logo e serão reconhecidas por sua economia de baixa emissão. “O Brasil ainda não tem um mecanismo de cumprimento legal, mas temos estimulado as empresas nesse sentido, para que pleiteiem junto ao govenro federal a venda de créditos de carbono”, afirma Rachel Bidermann, do GVces.

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