23/08/2011

Protestos contra Belo Monte se intensificam no Brasil e no Mundo

Manifestações aconteceram no
sábado (20) e na segunda-feira (22),
 no Brasil e em outras cidades do mundo
Os protesto contra a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, que começaram no sábado (20), em mais de 15 cidades brasileiras, só terminou nesta segunda-feira (22), com novos protestos em frente a embaixadas e consulados brasileiros em outras 20 cidades de 16 países.
Segundo o ‘Metropolitano Xingu Vivo para Sempre’, no sábado cerca de 1500 pessoas participaram do protesto no Pará, e outras 2 mil, estiveram na Avenida Paulista, em São Paulo. Nas outras cidades o número ainda não foi estimado. Nesta segunda-feira (22), Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Portugal, México, Inglaterra, Holanda, Escócia, Taiwan, Turquia, País de Gales, entre outros também realizaram manifestações contra a construção da Usina de Belo Monte. Em Washington, nos EUA, o movimento foi organizado pela ONG Amazon Watch e dezenas de pessoas pararam em frente a embaixada do Brasil e pedia o ‘fim da violência’. Os manifestantes ainda entregaram uma carta com críticas a representantes da embaixada do Brasil na capital americana.
A ONG tem prevista uma manifestação durante a Assembleia Geral da ONU, que será celebrada em setembro em Nova York, na qual deverá estar presente a presidente Dilma Rousseff.
O governo do Brasil "tem sido líder" na defesa da Amazônia, mas com a gigantesca hidroelétrica que inundará 516 km2 em duas represas no rio Xingu, "põe-se em risco muitos avanços", afirmou o presidente da Amazon Watch

Na última semana, o Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) entrou com mais uma ação na Justiça para contestar o empreendimento. Dessa vez, o MPF pede a paralisação da obra pela violação de direitos de povos indígenas da região, que terão ser removidos de suas áreas tradicionais, o que é vetado pela Constituição.
Também nesta segunda-feira, os manifestantes e atingidos pela construção da Usina de Belo Monte armaram acampamento na cidade de Altamira-PA. Hoje, terça-feira (23), estão previstas atividades de formação e construção da pauta de reivindicação dos atingidos e na quarta está programando uma grande marcha pela cidade de Altamira, protestando contra a barragem de Belo Monte e debatendo com a sociedade a luta pelos direitos. Na quinta e na sexta feiras estão planejadas atividades de panfletagem e outras ações com a sociedade local.

Fonte: Primeira Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você irá apenas deixar o link do seu blog nem perca seu tempo,pois ele será deletado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...