12/10/2011

Mecânico transforma lixo em brinquedos

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. A lei formulada pelo francês Lavoisier (1743-1794), um conceito básico químico, hoje é clichê para quase tudo. Séculos e quilômetros de distância do parisiense, e desconhecendo a lei que rege a química moderna, um ex-funileiro mecânico da zona oeste de São Paulo adotou o "clichê" como filosofia de vida e resolveu transformar quase tudo que encontra no lixo em brinquedos.
Em seu ateliê na avenida Marquês de São Vicente, seu Paulo Marino Egilio, de 77 anos, "brinca" todos os dias de dar vida a objetos que parecem não servir mais para nada. Dos restos de materiais doados por amigos de oficinas mecânicas e carroceiros, Marino cria bonecos, carros e animais que se movimentam. No local, tem até um cavalo que faz xixi.
Mais de 200 dessas obras estão expostas no que ele batizou de Ateliê da Alegria, uma espécie de museu onde o artista passa quase todo o seu tempo, desde que se aposentou há seis anos. 
- O pessoal me dá material. Por exemplo, calotas, breques de carros, escapamento, e vou pensando em coisas para fazer. Todos os materiais podem ser bem aproveitados.

Exposições
O “museu” atrai crianças e adultos encantados pelo mundo colorido e cheio de criatividade de seu Marino. Dessas visitas, recentemente surgiu um convite para ele participar, no próximo mês de outubro, de uma feira internacional voltada às crianças.
- Os organizadores viram uma bandeira que eu tenho do Brasil aqui feita com 30 mil tampinhas e pediram para eu levar para expor. Mas como ela é uma cortina e vai dar mais trabalho tirar, decidi fazer uma nova.
Predileto
O carro tem bateria e
funciona a 30 anos.
Entre os inúmeros trabalhos, porém, o mecânico revela, com felicidade infantil, que o que ocupa um lugar “especial” não chega a ser bem um brinquedo.
- Fiz um carro novo com peças de carros velhos. Sem dúvida, esse foi um dos trabalhos mais difíceis que eu já fiz. Demorei seis meses trabalhando quatro horas por dia. Mas valeu a pena. Até hoje, ele funciona e todo mundo quer conhecer ele de perto aqui no ateliêr. Tudo isso sempre me deu prazer, é meu hobby.

Serviço
Ateliê da Alegria
Local
: Norma Pieruccini Gianotti, 557, Barra Funda (continuação da av. Marquês de São Vicente)
Horário: De terça a sexta das 14h 17h



Breques e escapamento de carros, tampinhas, latinhas,
tudo pode virar obra de arte nas mãos de sr. Marino


Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você irá apenas deixar o link do seu blog nem perca seu tempo,pois ele será deletado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...